quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Alguns dias depois...

O projeto segue em Feira de Santana City. Quase 70 pessoas convivendo por 30 dias. Temos a nossa versão "missionária" do programa "A Fazenda". Estamos em um acampamento e apesar dos dias que já se passaram, eu não páro de me surpreender com tipos diferentes de insetos. Estou no meu quarto me esforçando por lembrar das coisas boas do projeto para escrever aqui. O esforço não se deve por falta de "bençãos" para contar. Apenas estou em um dia daqueles pelos quais as mulheres passam.

Lembro-me de uma outra conversa que tive na UEFS (se lembra? essa é a sigla da universidade onde estamos realizando o projeto). Após o almoço vários estudantes do campus param e descansam um pouquinho. O lugar preferido, me parece, é a reitoria da universidade. Um prédio novo, bonito e que até distoa do restante da estrutura do campus (que não está tão bonitinho assim). Dentro desse prédio há um hall amplo, com ar-condicionado. Os estudantes, que não são bobos, se esparramam pelo piso mesmo e ficam lá batendo papo, jogando Uno, cochilando, alguns até aproveitam para estudar também. Em frente ao prédio, ao ar livre, tem um jardim, com árvores que oferecem sombra. A galera também aproveita esse espaço. Quando sopra um ventinho, fica perfeito.

Cenário descrito, agora você pode imaginar como foi a minha conversa. Encontrei Rita e Laise sentadas em uma dessas sombras. Conversei, nos conhecemos um pouco e aproveitei para falar sobre Deus. Fiz uma pergunta para elas pensarem: "Se um dia, depois que essa vida aqui terminar, você estiver diante da 'porta' do céu e Deus te perguntar: 'Por que devo te deixar entrar?', o que você responderia?" Gosto de fazer essa pergunta para entender qual perspectiva a pessoa tem de Deus e do que é ter um relacionamento com Ele. As meninas responderam o que quase todas as pessoas para quem faço essa pergunta respodem: "Ah eu falaria que eu sou uma pessoa legal, boa, não cometo nenhum erro absurdo, tipo roubar, etc" Essa é a visão que muitos universitários têm (pelo menos aqueles com quem eu tenho contato). Para estar com Deus é necessário se esforçar e ser "bonzinho".

A partir da resposta delas, comecei a explicar o que a Bíblia nos ensina. Ninguém é bom o suficiente. Por isso Deus tomou uma atitude radical e enviou Jesus. Fiquei feliz em poder esclarecer para elas o plano de Deus e mostrar uma outra maneira de enxergar a vida. Sei que meu trabalho não é convencê-las, essa parte, fica com o próprio Deus. Mas posso dizer que naquela tarde elas decidiram começar a ter um relacionamento com Deus. Ore para que elas cresçam e sejam edificadas nessa verdade.
Para quem está acompanhando o blog e leu o post anterior, aí vai uma atualização: voltei à casa de Luziana. Terminei o que eu gostaria de falar com elas sobre Deus. Marcamos um reencontro para a próxima semana, quando elas estarão mais aliviadas das provas e trabalhos. Ore para que elas entendam mais sobre o plano de Deus para as suas vidas.

Quando eu conseguir parar novamente, escrevo mais!

Um comentário:

  1. Ei Carol, que Deus continue te abençoando e te usando na obra dEle.
    Os insetos realmente são muito chatinhos, mas aguenta aí! rsrs

    Fica com Deus!

    Beijinhos

    ResponderExcluir