sexta-feira, 5 de julho de 2013

Como é que são as férias de um missionário?

Tá aí uma pergunta difícil de responder! Até hoje eu tento descobrir. Mas como o propósito desse blog é trazer um esclarecimento do que é ser um missionário, vou ousar dar uma resposta. Talvez, para os mais desinformados a surpresa já comece pelo título. "Nem sabia que missionário entra de férias!" Pois é temos férias também.

Se você é um missionário que mora em uma cidade diferente da que nasceu, muitas vezes vai querer retornar à sua cidade natal no período de férias. Aí tem aquelas coisas que são super vantagens: comida e mimos da mamãe, rever os amigos, matar as saudades dos lugares preferidos na sua cidade. Isso vai depender do nível de cansaço e da maneira que cada um encontra para se renovar. Tem aqueles que às vezes vão ficar na casa da família só morgando mantendo pouquíssimo contato com o mundo exterior.

Estando na sua cidade rolam também aquelas oportunidades de falar em igrejas parceiras do seu ministério. Nessa hora o pensamento se divide. "Hum, eu estou de férias, mas é uma oportunidade ótima, não posso dizer não." Daí, dependendo do missionário, ele vai aceitar um convite sim. Não só um, mas dois, ou três e mais quantos outros vierem. Com isso, as nossas férias não são totalmente normais. Mas tem muitas coisas de gente normal também! Por exemplo, se tiramos férias logo depois de um projeto missionário, podemos aproveitar e conhecer mais o local aonde estivemos. Se viajamos muito, podemos juntar milhas e programar uma viagem nas férias. Deus também é muito bondoso e, por vezes, somos surpreendidos com os cuidados dele nesse tempo de descanso.

Acho que quanto mais tempo um missionário passa no ministério, mas ele vai aprendendo o que fazer nas férias. Eu só tenho cinco anos, ainda preciso aprender bastante. E confesso que a maior parte do que coloquei aqui (se não tudo!) é autobiográfico. Estou aceitando sugestões de como tirar boas férias. Nesse meio de ano ficamos por aqui em Fortaleza mesmo, não retornamos ao Rio como de costume.

É estranho estar em Fortaleza, acordar e não me preocupar com o monte de coisas que eu preciso fazer durante o dia. Não preciso me sentir culpada, são férias. Sabe o que quero fazer? Ah, tanta coisa! Escrever, passear, dormir, "faxinar", cozinhar, ficar na rede olhando o céu, conversar... que seja eterno enquanto durem esses quinze preciosos dias.


Um comentário: